Ir para o conteúdo

Investimentos na saúde: Itália e Portugal batem recorde entre países europeus

Publicado em 02/02/2021 às 11:48, por: Welliton Girotto

Nem todos os países do mundo possuem um sistema de saúde que seja gratuito para toda a população. Essa característica é considerada uma grande vantagem para algumas pessoas.

Itália e Portugal entram na lista de países que oferecem esse direito aos seus cidadãos. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem como principais características a universalidade, igualdade e equidade.

Nos últimos meses, porém, com a crise sanitária causada pela propagação do vírus da Covid-19, esses sistemas tiveram novos patamares de desafios para superar.

Tanto na Itália quanto em Portugal, o SNS se viu sobrecarregado pelo excesso de pacientes que precisaram ser atendidos ao mesmo tempo.

Devido a essa nova realidade, os governos dos dois países anunciaram investimentos jamais vistos na história para fortalecer o sistema de saúde.

Na Itália, somente em 2020, foram investidos mais de 6.845 bilhões de euros. Um acréscimo superior à soma dos acréscimos dos cinco anos anteriores.

Já em Portugal, cuja população é 6 vezes menor do que a italiana, o investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi de 187 milhões de euros até setembro, superando o valor total investido em 2019 de 156 milhões de euros, de acordo com os dados antecipados por fonte oficial do Ministério das Finanças Português.

E os investimentos não irão parar por aí. Para os primeiros meses de 2021, um novo pacote será destinado à área da saúde. Dessa vez, virá do Fundo de Recuperação Europeu, que irá destinar 750 bilhões para serem investidos a nível europeu na estrutura pública sanitária.

Isso quer dizer que, apesar dos problemas causados pela pandemia, os dois países têm ótimas expectativas para os próximos meses. E uma recuperação já está sendo prevista para o segundo semestre de 2021, tanto econômica quanto sanitária.

Essa é uma ótima notícia para quem deseja migrar para a Europa nos próximos meses.

Se você é uma das pessoas que tem interesse em se mudar para a Europa, o primeiro passo é reconhecer a sua dupla cidadania.

A Master Cidadania é um escritório especializado no assunto e tem sedes no Brasil, na Itália e em Portugal.

Reunimos uma equipe de advogados que atua há mais de 15 anos no reconhecimento da cidadania italiana e portuguesa. Estaremos com você em todas as fases do processo até que obtenha o seu passaporte europeu.

Fonte: Comissão Europeia / Parlamento Europeu

Quer saber mais? Acesse o nosso site!